
O Nordeste de Amaralina possui mais de 150.000 habitantes e encontra-se em situação de risco social devido à alta criminalidade e ao tráfico de drogas. A comunidade conta com poucas iniciativas para melhorar esta realidade social e estimular a cultura como objeto transformador. O diferencial do projeto consiste em buscar, através da música e da arte, uma evolução social e cultural das pessoas envolvidas.
A ausência de políticas públicas transformou gradativamente este local em território de exclusão e invisibilidade social, fazendo com que o olhar sobre a comunidade seja relacionado a espaços de violência e não de diversidade cultural.

A criação do Quabales no bairro busca fomentar a criação de alternativas que incentivem a potencialidade criativa do bairro, convidando-o para um processo de construção da cidadania, dando-lhes oportunidade e trazendo sua visibilidade para um outro olhar.
Este projeto atende uma carência da própria comunidade, muito rica musicalmente, mas com poucos incentivos apropriados para o ensino e para a profissionalização da arte.
Com essa ação, será possível contribuir para a valorização humana dos moradores do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada e Vale das Pedrinhas, por meio da produção de uma nova imagem que será construída e repassada para a sociedade por meio de uma nova atitude cidadã.